O Deus do open theism pode cometer enganos?

por

www.carm.org

 

 

O open theism, também conhecido como "a visão aberta", ensina que Deus aprende, que Ele adquiri conhecimento à medida que Ele descobre o que as pessoas decidem fazer. Eles ensinam isto porque eles crêem que Deus não conhece o futuro. Portanto, Deus aprende o que acontece à medida que as coisas ocorrem. Desafortunadamente, o problema lógico é que Deus pode, então, cometer enganos. Assim como nós cometemos enganos porque não conhecemos o que irá acontecer, assim também o Deus do open theism pode cometer erros sérios. Ele pode fazer uma predição que pode falhar. Ele poderia esperar que alguém se arrependesse e isso não acontecer. Ele poderia crer que alguma coisa aconteceria e, todavia, falhar em ocorrer. Estes seriam enganos da parte de Deus.

Os "teístas abertos", contudo, não gostam da idéia de dizer que o Deus do universo comete enganos tanto nas Suas soberanas predições como em Suas expectações. Mas o fato é que, devido ao conjunto doutrinal da posição dos "teístas abertos", Deus não pode conhecer os eventos futuros e, portanto, não pode predizer absolutamente todos os eventos com 100% de certeza. Na melhor das hipóteses, o "teísta aberto" poderia dizer que Deus é um vidente extremamente eficiente, pois Ele conhece as pessoas e os fenômenos tão bem que Ele pode inferir qual será o resultado de várias situações. Se isto é verdade, ainda significa que a presciência de Deus do futuro não é exaustiva. O Deus do open theism, o Deus da teologia da "visão aberta", pode cometer enganos.

Isto é admitido por um dos autores mais famosos do open theism, chamado John Sanders, em seu livro, The God who Risks [O Deus que Arrisca], (Downers Grove, Illinois: Intervarsity Press), 1998, pages 132-133. Por favor, considere a citação abaixo, que é um pouco longa, mas necessária para prover o contexto adequado. Eu negritei as declarações de interesse particular.

"Uma terceira forma de explicar algumas predições de acordo com o presentismo, é vê-las como declarações sobre o que irá acontecer, baseadas no conhecimento exaustivo de Deus do passado e do presente. Em outras palavras, dada a profundidade e a largura do conhecimento de Deus da presente situação, Deus prevê o que Ele pensa que irá acontecer. Neste sentido, Deus é o cientista social perfeito, predizendo o que irá acontecer. Contudo, visto que Deus tem acesso a todo o conhecimento passado e presente, a habilidade de Deus de predizer o futuro desta forma é mais acurada do que a de qualquer previsão humana. Isto explica a previsão de Deus de que Faraó recusaria conceder seu pedido. Apesar de tudo, isto deixa aberta a possibilidade de Deus poder estar "enganado" sobre alguns pontos, como os registros bíblicos reconhecem. Por exemplo, em Êxodo, Deus pensou que os anciãos de Israel creriam em Moisés, mas Deus reconheceu que Moisés estava correto em sugerir a possibilidade de que eles poderiam não crer nele (Êxodo 3:16 - 4:9). Deus também pensou que o povo dos dias de Jeremias se arrependeriam e se voltariam para Ele, mas eles não o fizeram, para a tristeza de Deus (Jeremias 3:7, 19-20).

A noção de que Deus pode estar alarmado ou errado sobre alguma coisa pode não estar muito clara para algumas pessoas, assim, talvez algumas qualificações possam ser úteis. Primeiro, o que se quer dizer pela palavra engano? Estritamente falando, Deus poderia cometer um engano se Ele declarasse infalivelmente que alguma coisa aconteceria e isso não acontecesse. Deus nunca cometerá um engano enquanto Ele não disser que X (por exemplo, Adão não pecaria) acontecerá infalivelmente e isso não acontecer. Usando o termo mais ou menos precisamente, podemos dizer que Deus poderia estar enganado se Ele cresse que X aconteceria (por exemplo, Israel nos dias de Jeremias viria a amá-Lo) e, de fato, X não acontecesse. Neste sentido, a Bíblia não atribui nenhum engano a Deus.

Finalmente, mesmo se afirmarmos que Deus está às vezes "enganado" no sentido de que Deus crê que algo acontecerá quando, de fato, isto não acontece, há uma questão de quão freqüentemente isto acontece. O registro bíblico dá umas poucas ocasiões, mas nós não estamos na posição de julgar quantas vezes isto acontecesse com Deus.

Como você pode ver, John Sanders, um dos grandes proponentes do open theism, advoga a idéia de que Deus pode cometer enganos. Sabemos que nem todos os "teístas abertos" possam concordar com o Sr. Sanders. Mas o fato é que um dos principais patrocinadores desta visão afirma este ensino. A razão é porque ele é um resultado lógico da posição de que Deus não conhece todas as coisas. Lembre-se: se Deus não conhece todas as coisas, então, Ele pode de forma errada esperar que uma coisa ocorra e descobrir que a mesma não irá acontecer.

Quais são as ramificações de tal posição? Muito simples. Ela lança dúvida sobre um Deus que pode cometer enganos. Um Deus assim é digno de confiança? É Deus, que é suposto ser santo, justo e perfeito em todos os Seus caminhos, capaz de cometer enganos? Este é alguém em que você pode confiar a terrível responsabilidade de salvar sua alma? Aparentemente, John Sanders crê assim e ensina que Deus comete erros sérios.

Não vemos nenhum valor, nenhuma segurança, em olhar para um Deus que é descrito como sendo limitado ao conhecimento do presente e que comete enganos em Suas esperanças e expectações. Tal Deus deve aprender, crescer em conhecimento, pode ser afetado pelo que fazemos e deve mudar de acordo com as escolhas do "livre-arbítrio" de suas criaturas.

Eu pergunto ao leitor: você encontra conforto na noção de que Deus comete enganos porque Ele não conhece todas as coisas que acontecerão e que Ele tem que esperar e ver o que irá acontecer, para então adaptar Seus planos e estratégias de acordo com isso? Eu não!

Se Deus é ignorante de certas coisas, então, Ele não conhece todas as coisas e Seu entendimento não é infinito. Mas, a Bíblia fala contra tal erro:

"Porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas" (1 João 3:20).

"Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito" (Salmos 147:5).

 


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 06 de julho de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova