A Participação Feminina na Ceia do Senhor

por

Dr. Richard Bacon


Alguns leitores perceptivos podem agora estar fazendo uma pergunta interessante. Esse ensaio tem mostrado que somente os adultos homens participavam da Páscoa. Enquanto isso claramente elimina os infantes e as crianças jovens do sacramento da Ceia do Senhor, o mesmo parece eliminar também a participação feminina. A questão persistente pode ser expressa: “A Igreja tem alguma garantia bíblica para permitir que as mulheres participem da Ceia do Senhor?”.

Êxodo capítulo 12 limita a Páscoa aos adultos circuncidados. Porque as mulheres nunca eram circuncidadas em Israel, elas nunca participavam legitimamente da Páscoa. Adicionalmente, o problema e a solução apresentada em Números capítulo 9 trata até mesmo as mulheres adultas como não-participantes. Uma objeção pode ser levantada nesse ponto, ou seja, que se esse ensaio está correto, então as mulheres bem como as crianças devem ser retiradas da Ceia do Senhor. Contudo, tal não é o ensino da Escritura, da Confissão de Fé de Westminster, nem desse ensaio.

Esse apêndice não é um estudo do papel da mulher na Igreja. Esse pode ser digno de um estudo proveitoso, mas o propósito desse apêndice é clarificar que as mulheres não devem ser barradas da Ceia do Senhor somente sobre a base do seu sexo. Como membros adultos batizados da Igreja de Cristo, elas estão sujeitas às mesmas restrições com respeito aos sacramentos que os homens estão.

No Antigo Testamento as mulheres nunca receberam o sinal do pacto. Na Igreja do Novo Testamento, contudo, mulheres bem como homens (ou meninas bem como meninos) recebem o sinal do pacto. É no mínimo possível que João o Batista batizava mulheres bem como homens. Lucas 3:21 nos informa: “E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu”. Há também uma intimação de batismo feminino na grande comissão de Mateus 28:19-20, onde o Cristo ressurreto disse aos seus apóstolos: “ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado... ”.

Em Atos capítulo 8, contudo, o exemplo apostólico é claro. Atos 8:12 explica: “ Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres”. Elas eram, certamente, samaritanas. Mas as mulheres gentias também receberam o sinal do pacto ao crer, como no caso de Lídia em Atos 16:15. A partir desses exemplos específicos, podemos supor que “ele e todos os seus” inclui a esposa do carcereiro e os seus filhos do sexo masculino e feminino (Atos 16:33).

O exemplo apostólico é confirmado adicionalmente pelo ensino apostólico em Gálatas 3:27-28. Ali Paulo ensina: “ porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Paulo explica que para aqueles que receberam o sacramento do batismo, a distinção anterior entre o judeu e o estrangeiro, como estabelecida em Êxodo 12:43, não existe mais. Além do mais, o “servo assalariado” que tinha sido batizado em Cristo não era mais para ser excluído do pacto sobre a base de um texto tal como Êxodo 12:45. Finalmente, Paulo ensina que as mulheres que tinham sido batizadas em Cristo eram também membros comungantes da Igreja.

Mas Paulo não diz que não há nem criança, nem adulto. Ele deixa no lugar a proibição contra infantes e crianças pequenas participaram do sacramento. De fato, Paulo usa a distinção entre entendimento adulto e “entendimento” infantil para ilustrar verdades espirituais em 1 Coríntios 3:1-3 e 1 Coríntios 13:11. O escritor de Hebreus tem uma distinção similar em mente em Hebreus 5:12-6:2.

No Novo Testamento, o escopo do evangelho se expandiu para todo o mundo (cf. Mateus 28:19-20). Naquele contexto as mulheres começaram a receber pela primeira vez o batismo como o novo sinal do pacto. Infantes do sexo masculino, mesmo no Antigo Testamento, eram primeiramente circuncidados e então comungavam após demonstrar que entendiam o significado da Páscoa (Êxodo 12:26, etc.). Assim como a circuncisão era um dos pré-requisitos para se comer a Páscoa, o batismo é agora um dos pré-requisitos para se comer a Ceia do Senhor. Mas entendimento e discernimento eram e continuam a ser pré-requisitos adicionais para a comunhão. Embora um adulto do sexo feminino (mulher) esteja, portanto, potencialmente qualificado para participar da Ceia do Senhor, os infantes do sexo feminino, nem do sexo masculino, podem assim estar qualificados.

A pergunta que devemos fazer é: “A Igreja tem alguma garantia bíblica para permitir que as mulheres participem da Ceia do Senhor?”. Descobrimos, sob examinação, que o exemplo e ensino apostólico estenderam os sacramentos às mulheres. A resposta, portanto, é: “Sim, a Igreja tem garantia bíblica para permitir que as mulheres participem da Ceia do Senhor”.

 

Fonte: Extraído e traduzido do livro What Mean Ye? [apêndice A], do Dr. Bacon. Leia o livro (em inglês) aqui.



Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 03 de Novembro de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova