Princípios de uma Reforma Religiosa
Neemias 8:1-12

por

Rev. Kléber Nobre de Queiroz


Introdução:

Ao falar de avivamento precisamos fazer algumas perguntas a nós mesmos: estamos vivendo um verdadeiro avivamento no Brasil? O Crescimento da igreja brasileira pode se caracterizar um avivamento?

Vamos à luz do texto meditar sobre quais são os princípios de um grande avivamento, à luz da Bíblia e da história do povo de Deus.

1. A ênfase na palavra de Deus.

Esdras 7.10 Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do SENHOR e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. O primeiro livro a ser impresso com a criação de imprensa é a Bíblia. Lutero tem a preocupação de colocar a língua no idioma alemão e com isso deu uma grande contribuição para a consolidação do idioma alemão. E em todos os reformadores havia a preocupação com a o ensino da Palavra de Deus.

2. Arrependimento verdadeiro.

Só a palavra de Deus pode nos levar ao verdadeiro arrependimento, pois é ela que nos revela a vontade de Deus.

O arrependimento significa mudança de rumo, de mudanças de hábitos, de atitudes, de práticas contrárias à Palavra de Deus.

Não existe avivamento sem arrependimento, sem mudança de caráter. Sem que Deus trate a nossa língua, o nosso pensamento, as nossas ações, os nossos relacionamentos.

3. Preocupação com os necessitados.

Uma marca distintiva dos avivamentos foi a preocupação com o próximo em suas necessidades físicas e espirituais e emocionais.

Aqui, podemos enfatizar o que se chama de missão integral. Devemos atender o ser humano em suas necessidades físicas e espirituais.

Diz-se de John Wesley, que promoveu um grande avivamento na Inglaterra, que não fosse a obra espiritual e social realizada por ele, a Inglaterra teria passado por uma revolução sangrenta como foi a francesa.

A propósito, a Escola Dominical, nasce da combinação do ensino da Palavra de Deus com a preocupação social.

Ela foi criada para ensinar a ler com a Bíblia as crianças que não podiam ir à escola durante a semana porque estavam trabalhando.

4. Louvor Intenso

Só um coração puro, contrito e arrependido pode desfrutar da alegria do Senhor que nos fortalece.

Os períodos de avivamento são períodos muito férteis para a celebração. No período da reforma, Lutero, disseminou a reforma através dos hinos. John Wesley, que promoveu o avivamento na Inglaterra tinha em seu irmão Charles um grande auxiliar. Charles Wesley compôs muitos hinos e ajudou no avivamento. Não existe avivamento, sem louvor, sem celebração, sem festa.


Aplicações.

1. Se queremos um avivamento em nossa nação devemos orar para que Deus levante expositores da Palavra de Deus que a exponham com clareza, profundidade e autoridade. Alguns podem ter clareza, mas não têm profundidade, outros têm profundidade, mas, não têm clareza.

Outros têm clareza e profundidade, mas não têm autoridade. O ideal é se ter as três coisas. Mas, a autoridade para pregar e ensinar e está acima das outras. A clareza pode ser conseguida com o estudo da didática, a profundidade pode ser obtida com o estudo das ciências bíblicas, como Exegese, Teologia, Hermenêutica, etc..., Mas a autoridade é algo que é dada por Deus e é conseqüência de uma vida de santidade e temor a Deus.

2. Se queremos um avivamento em nossa nação devemos orar por arrependimento e santidade de vida.

Deus nos chamou para santidade de vida. A santidade de vida só é possível quando nós nos arrependemos. Que haja um clamor por arrependimento, por confissão de pecados, que Deus esteja colocando o seu povo em pranto por causa do seu pecado.

Isaías 35.8 E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

Romanos 6.22 Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Efésios 4.20-24 Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

I Tessalonicenses 4. 7 Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

Lv. 11.44-45, Pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. 45 Eu sou o SENHOR que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.

Lv. 20.26: 26 Vocês serão santos para mim, porque eu, o SENHOR, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.

Efésios 1.4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 5.3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.

3. Oremos para que Deus desperte o seu povo para o clamor dos necessitados. O clamor das meninas que vendem o seu corpo, dos meninos que cheiram cola, dos famintos, dos desabrigados, dos desesperados. Alegre, festeje, celebre com a abundância que Deus tem dado, mas não se esqueça dos necessitados.

4. Oremos para que haja um grande movimento de louvor e adoração em nosso país. Que brote de um coração grato a Deus pelo perdão e pela redenção.

Rev. Kléber Nobre de Queiroz Pastor da 1a Igreja Presbiteriana Independente de Natal
Email: Email:kleber@interjato.com.br


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova