Eu gosto de Pink! E você?

por

Antônio Pereira da Costa Júnior

 

Você também gosta de Pink? Não, não estou falando da Pink, figura exótica do BBB recente. Aliás, não só você, mas muitos crentes ficaram vidrados com esta figura extravagante. Eu queria que você gostasse de Pink como eu gosto. Ele sim vale a pena parar e beber de sua fonte. Ele nos edifica, a outra, nem tanto. Mas de que Pink eu estou falando? Se você ainda não conhece Pink, deixe-me apresentá-lo através de seus escritos. Seu nome é Arthur W. Pink. Espero que a Pink descubra o Deus que o Pink descobriu e amou até o fim de sua vida.

Como eu gosto de falar, parafraseando Pink: “O dever de todo pregador é anunciar todo o conselho de Deus – Atos 20.27. O pregador precisa dar, não o que a congregação gosta de ouvir, e sim, o que ela mais necessita”. Portanto, precisamos entender que Deus em Sua magnitude é soberano e o homem é responsável por seus atos. A “Teologia da Prosperidade” tem pregado um Deus divorciado de sua soberania. Este não era o Deus de Pink. Este não é o meu Deus. Este não é o Deus da Bíblia. O dicionário Michaelis define soberania da seguinte maneira: “1. Qualidade de soberano. 2. Autoridade suprema. 3. Autoridade moral considerada como suprema; poder supremo. 4. Qualidade do poder político de um Estado que não está submetido a nenhum organismo. 5. Excelência, primazia. 6. Altivez, soberbia”. Hoje, muitos pregadores propagam uma pseudo-soberania. Alguns dizem: “Deus pode fazer... mas depende do homem”. Existe algo mais contraditório? Se tudo depende do homem então Deus não pode ser soberano. Será isso mesmo que a Bíblia diz? Veja um resumo do capítulo de seu livro: “A Soberania de Deus”.

DEFINIÇÃO DA SOBERANIA DE DEUS : “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos” – 1Crônicas 29.11. Atualmente, falar sobre a soberania de Deus em muitos púlpitos é falar em “língua estranha”. Dizer que Deus é soberano é declarar que Ele é o Altíssimo, e que faz tudo conforme a Sua vontade, de modo que nada pode deter Sua mão nem dizer-lhe: Que fazes? (Daniel 4.35). Dizer que Deus é soberano é declarar que Ele é o Onipotente, o possuidor de toda potestade nos céus e na terra, de modo que nada pode frustrar Seus conselhos, impedir Seus propósitos, nem resistir a Sua vontade (Salmo 115.3). Tal é o Deus da Bíblia. Não essa caricatura de Deus que muitos pregam por aí nas igrejas. Um Deus que precisa da aprovação dos homens e está sujeito à vontade deles não pode ser Deus.

Dizer que o homem é quem determina exclusivamente seu próprio destino e que tem o poder para resistir ao seu Criador e criar as circunstâncias de sua vida, é despojar a Deus do atributo da Onipotência. A soberania caracteriza todo o Ser de Deus. Ele é soberano em todos os Seus atributos.

† Deus é soberano no exercício de Seu poder – Ex 17.16; 1Cr 29.12; Dn 2.22-21.

† Deus é soberano na delegação de Seu poder a outros – Dt 8.18; Sl 29.11; Dn 2.23.

† Deus é soberano no exercício de Sua misericórdia – João 5.1-9.

† Deus é soberano no exercício de Sua graça – Rm 9.19-24; Rm 11.5-6; Ef 2.4-10.

† Deus é soberano no domínio das nações – 2Cr 20.6; Sl 10.16; Ap 19.6; Pv 21.1; Dn 4.35.

 

Deus é soberano e faz como lhe agrada. É assim que você crê? Por que o nascimento do salvador foi revelado aos magos estrangeiros e não àqueles no meio dos quais havia nascido? Vejo nisto uma maravilhosa prefiguração do proceder de Deus com nossa raça (gentios) através de toda a dispensação cristã. Soberano no exercício de Sua graça, outorgando Seus favores a quem Ele quer; e freqüentemente aos mais inapropriados e indignos: como eu, você e Pink. Minha oração é que você também goste de Pink e comece a pregar este Deus Soberano que a Bíblia anuncia. Deus te abençoe!

SOLI DEO GLORIA NUNC ET SEMPER

Pr. Antônio Júnior

 

 

 


(Agradecemos ao autor pelo envio do texto!).

Sobre o autor: O Pr. Antônio Pereira da Costa Júnior, nasceu em Esperança – PB. Co-Pastor da 1ª. Igreja Congregacional em St a Cruz do Capibaribe – PE. Faz parte do quadro de ministros da AIECB (Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil). Casado com Esther Monteiro da Costa, e Pai de Rachêl Hellen Monteiro da Costa. Palestrante e pesquisador na área de Apologética em geral, Técnico Agrícola pela UEPB e  Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional). E fez um curso de Apologética por extensão pelo ICP (Instituto Cristão de Pesquisas). Faz Especialização em Teologia Bíblica pelo SPN – Extensão Campina Grande. E-mail: juniorapologista@yahoo.com.br 



Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova