A Boa Dor

por

Kennede Soares

 

A disciplina é o que acontece quando nosso Pai amoroso intervém para nos desviar de nossa procura destrutiva e infrutífera. “ Como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, o disciplina” (Deut. 8:5, NVI).

É claro, todos nós somos criaturas caídas. Pecamos sempre. Mas normalmente a disciplina de Deus começa em razão do problema do pecado – um comportamento ou uma atitude que não são enfrentados e que macula sua vida. Acaba quando acaba o problema.

A disciplina parece agradável para a criança? Não (talvez seja por isso que passamos tanto tempo tentando evitá-la ou acreditando que não acontece). E disciplinar é agradável para o pai? Não. (se você é pai ou mãe, deve saber como relutar em trazer dor a seu filho. É assim com Deus).

A disciplina é o caminho do amor de compromisso? Claro!

Um texto-chave para compreendermos como Deus procura nos limpar está em Hebreus 12:5,6, NVI: “ Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.

Nesses versículos aprendemos alguns princípios importantes:

Por que um Deus amoroso desejaria nos causar dor, ainda que pequena...? Para chamar nossa atenção e obter um resultado altamente desejado em nossa vida. Como explica Hebreus 11: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza, ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”.

Admitamos, muitas pessoas compreendem de forma errada a disciplina de Deus por causa das experiências negativas que sofreram na infância. Talvez você seja uma delas. Eu quero encorajá-lo a permitir que a verdade sobre seu Pai celestial mude seu modo de pensar. Esse Pai jamais o disciplinará por raiva ou desejo egoísta. Ele jamais perde o controle. “Nossos pais disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor” (Hb 12:10, NVI).

As ações de Deus são todas para impeli-lo com amor, sabedoria e persistência – em direção à vida e ao caráter que você deseja ter mas não consegue atingir sem ajuda de Deus. Por isso, Ele utiliza-se da disciplina (Boa Dor) para moldar o ser caráter de forma que você venha a viver de uma forma que O glorifique.



www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova