Três Aspectos da Salvação
Romanos 13:11

por

Don Fortner

 

É um erro comum entre muitos pensar sobre a salvação somente em termos da experiência de fé. Mas a Palavra de Deus nunca limita a salvação a um tempo, a um lugar ou a uma experiência. Quando Paulo escreve, “porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Romanos 13:11), ele está claramente falando da salvação como um processo contínuo de graça. É um processo de graça que começou na eternidade passada, antes do começo do tempo, que é experimentado pela fé em Cristo no tempo, e que será consumado na eternidade porvir, quando o tempo não mais existirá.

Esta grande obra de salvação é a obra de Deus somente. Ela foi planejada por Deus, adquirida por Deus, produzida por Deus, é preservada por Deus, e será aperfeiçoada por Deus. Do princípio ao fim a “salvação é do Senhor!” (Jonas 2:9). Portanto, somente Deus terá o louvor por ela. A obra da graça de Deus que é chamada “salvação” deve ser entendida como uma obra consistindo de três coisas.

A salvação é o que Deus tem feito por nós em Cristo. Na eternidade, antes dos mundos serem criados, o Senhor Deus nos amou, nos escolheu, nos predestinou para sermos Seus, nos adotou, nos aceitou e nos abençoou em Cristo (Efésios 1:3-6). Nossa salvação foi arranjada e realizada naquele pacto da graça ordenado em todas as coisas e obviamente feito entre as três Pessoas da santa Trindade, antes do mundo começar. Naquele pacto eterno, Deus o Pai se tornou o nosso Pai, Deus o Filho se tornou o nosso Fiador, e Deus o Espírito se tornou o nosso Santificador. No tempo, nossa salvação foi obtida pela obediência de Cristo como nosso Substituto. Nós fomos perdoados, justificados e santificados pelos méritos de Sua justiça e de Seu sangue derramado.

A salvação é também o que Deus tem feito e está fazendo em nós. Nós estávamos mortos. Ele nos deu vida (Efésios 2:1-4). Ele nos fez novas criaturas em Cristo. Ela nos deu um novo coração, uma nova vontade, e uma nova natureza na soberana regeneração. Ele produziu arrependimento e fé em nós (Efésios 2:8-10). Ele está operando em nós para desejarmos e fazermos a Sua boa vontade (Filipenses 2:13) e nos preservar na vida e graça por Seu poder onipotente (2 Pedro 1:5).

E a salvação é o que Deus fará conosco. Quando o Senhor Deus tiver terminado conosco, quando nossa salvação estiver completa, seremos exatamente conforme a imagem de Cristo (Romanos 8:29). E Ele, no final, nos apresentará irrepreensíveis diante do Seu trono e nos séculos vindouros “mostrará as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus(Efésios 2:7).


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 27 de Junho de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova