Como um Cristão Hedonista Vive?

por

Matt Perman


1. Amor a Deus = buscar satisfação na presença da glória de Deus.

A maior paixão de um cristão hedonista é amar a Deus. Isto inclui deleitar-se nEle, ser feliz nEle e estar satisfeito nEle. Colocando de outra forma, significa buscar satisfação na presença da glória de Deus. Isto envolve a mente e o coração. Devemos entender Deus através das Escrituras, para que possamos responder em nossos corações com afeições verdadeiras para com Deus. Isto é adoração. Outras formas de maximizar a satisfação em Deus são orar, evitar o pecado e buscar a santidade pessoal. Quando algo realmente nos deleita, nosso deleite não é completo enquanto não participarmos dele de alguma forma ou nos tornarmos semelhantes a ele. Assim, o verdadeiro deleite na santidade de Deus, por exemplo, fará com que busquemos ser santos para que possamos nos tornar semelhantes a Deus em Seu caráter moral. O verdadeiro deleite em Deus também resultará em oração, porque esta é um meio de comunhão com Deus. Finalmente, desejaremos evitar o pecado, porque o pecado é uma barreira para a alegria em Deus.


2. Amar aos outros = buscar satisfação na promoção da glória de Deus.

Se amamos a Deus, a Bíblia nos diz que devemos amar também os outros. O amor pelos outros flui de um verdadeiro amor por Deus. O que significa amar os outros? Significa buscar satisfação na promoção da glória de Deus. Se você se deleita na glória de Deus, você naturalmente se deleitará em compartilhar seu deleite com outros, trazendo-os a um deleite em Deus e deleitando-se em Deus com eles. Quando Deus é deleitado, Ele é glorificado — assim, o amor pelos outros promove a glória de Deus.

O amor é caracterizado por duas coisas principais: o amor se deleita em causar alegria em outros que não a têm, e o amor se deleita em contemplar (compartilhar) alegria com outros que a têm. Isto significa que se alguém está feliz por algo, você toma alegria em ser feliz com ele e assim, faz da felicidade dele a sua felicidade. Se alguém está em necessidade, você toma alegria em satisfazer a necessidade dele. Dois mandamentos da Bíblia são especialmente relevantes para colocar isto em foco: devemos fazer pelos outros aquilo que desejaríamos que fizessem por nós e devemos colocar os outros antes de nós mesmos. Isto envolve tomar iniciativa em ajudar os outros, não simplesmente esperá-los vir até você.

John Piper elabora: “[Jesus] ordena: “Assim como você ama a si mesmo, ame o seu próximo”. O que quer dizer: assim como você anseia por comida quando está com fome, anseie por alimentar seu próximo quando ele está com fome. Assim como você anseia por roupas bonitas para si, anseie por roupas bonitas para o seu próximo. Assim como você deseja ter um lugar confortável para viver, deseje um lugar confortável para o seu próximo viver. Assim como você procura estar seguro e protegido de calamidades e violência, procure consolo e segurança para o seu próximo. Assim como você quer que sua vida faça diferença positiva, deseje o mesmo sentido de vida para o seu próximo. Assim como você se esforça para tirar boas notas, ajude seu próximo para que ele também tire boas notas. Assim como você gosta de ser recebido em ambientes novos, receba bem um estranho no meio em que você está. O que você gostaria que as pessoas fizessem a você faça-o a elas.

Em outras palavras, faça da medida com que busca a sua realização própria a medida com que se dá aos outros. A expressão “assim como” é muito radical: “Ame o seu próximo assim como você ama a si mesmo”. “Assim como!” Isso significa: Se você está empenhado em buscar sua própria felicidade, empenhe-se para que seu próximo também seja feliz. Se você é criativo na busca da sua felicidade, seja criativo na busca da felicidade do seu próximo. Se você é perseverante na busca da sua felicidade, seja perseverante na busca da felicidade do seu próximo. Em outras palavras, Jesus não está apenas dizendo: Busque para o seu próximo as mesmas coisas que você busca para si, mas: Busque-as da mesma maneira — com o mesmo empenho, energia, criatividade e perseverança. Faça da medida com que busca a sua realização a medida com que se dá aos outros. Meça sua busca da felicidade dos outros pela busca da sua própria. Como você busca seu próprio bem-estar? Busque assim também o bem-estar do seu próximo”. (John Piper, Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist, pp. 282, 283).


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 27 de Novembro de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova