Expiação
Romanos 5:11

por

Don Fortner

 


A palavra expiação é freqüentemente usada no Antigo Testamento em conexão com os sacrifícios típicos da lei e o fazer expiação pelo pecado (Levítico 1:4, 4:20, 26, 31, 35; 5:6, 10, 13, 16, 18; 16:6, 10, 11,16-18, 27, 30, 32-34; 17:11). O significado básico da palavra é “cobrir”. Como o piche com o qual a arca foi coberta, cobriu Noé e sua família do dilúvio da ira de Deus, assim o sangue de Cristo cobre os eleitos de Deus. Como o sangue do cordeiro pascal, aspergido sobre o propiciatório cobria o transgressor da lei de Deus, assim o sangue de Cristo cobre e apaga os nossos pecados. Como o sangue sobre as portas de Israel fez com que o Senhor Deus, vendo o sangue, passasse de lado e poupasse os Israelitas, quando o julgamento veio sobre o Egito, assim o sangue de Cristo fará com que o Senhor Deus poupe os pecadores escolhidos e redimidos no dia da Sua ira e julgamento.

Cristo, por Seu sacrifício, o antítipo destes, é uma cobertura para o Seu povo das maldições da lei que temos quebrado, da ira de Deus que merecemos, e da justiça vingativa do santo Senhor Deus à qual os nossos pecados nos expõem. Contudo, a palavra “expiação” é usada somente uma vez no Novo Testamento. Nós a encontramos somente em Romanos 5:11: “E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a expiação”.

Esta expiação foi feita para nós por Cristo, nosso Fiador, Cabeça e Representante. O conhecimento, a bênção e o benefício dela, a aplicação dela, nos vêm pelo Espírito de Deus, que toma o sangue, a justiça e o sacrifício de Cristo, e os aplica eficazmente a nós, nos mostra nosso interesse na expiação, e nos faz receber o efeito dela, fazendo-nos confiar em Cristo. O efeito dela é gozo, paz e conforto no conhecimento da redenção realizada.

A palavra usada aqui significa propriamente “reconciliação”, e é traduzida dessa forma algumas vezes [Nota do tradutor: como na ARC e ARA]. De fato, expiação e reconciliação pelo pecado designam a mesma coisa. Ambas as palavras implicam uma satisfação feita e aceita por Deus pelos pecados do Seu povo.

A palavra “expiação” significa “em um com” [Nota do tradutor: “at” e “one”, pois expiação em inglês é atonement]. Os crentes são trazidos para serem feitos um com Deus pelo sangue expiatório de Cristo. Tão logo creia no Filho de Deus, você é um com Deus, pois Deus te reconciliou conSigo mesmo pela morte de Cristo por você. Agora, consideremos este terceiro aspecto da Satisfação de Cristo.

Os crentes recebem a expiação pela fé. O Senhor Jesus não providenciou meramente a possibilidade de expiação para o Seu povo. Ele a realizou e a obteve por nós. Nossa é nEle não contribui em anda para a Sua obra consumada. A fé simplesmente recebe o que Cristo fez. Crer no Filho de Deus é receber a expiação que Ele fez e os benefícios dela. “Sendo, pois, justificados (pela expiação do Seu sangue) pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.

“Completa expiação Tu fizeste,
E até o último centavo pagou
Do que o Teu povo devia.
Não mais pode a ira de Deus sobre mim ter lugar,
Se protegido em Tua justiça
E resgatado por Teu sangue estou!”

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 27 de Junho de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova