Categorias de Versos Listados pela Explicação
por
www.carm.org
Esta é uma lista de diferentes versos usados pelos "teístas abertos", categorizados pelo tipo de explicação. Alguns dos versos aparecem em múltiplas categorias.
1. Expressões Antropomórficas:
Deus fala em termos humanos, de forma humana, freqüentemente agindo através de pessoas, condicionando Seus comentários pelo contexto relativo ao tempo e situação da pessoa. Portanto, Deus expressa emoções tais como ira (Deuteronômio 9:8), arrependimento (1 Samuel 15:11), tristeza (1 Crônicas 21:15) e piedade (Juízes 2:18). Deus mostra emoções próprias em tempos próprios, embora Ele sabia desde a eternidade que o povo pecaria. Visto que Ele tem entrado na estrutura de nosso tempo, nós O percebemos à medida que Ele reage à diferentes situações. Mas isto não significa que Deus seja ignorante do futuro. Analogia: Eu sabia que meus filhos pecariam e me entristeceriam antes deles nascerem. Quando eles pecam, eu me entristeço, mas isto não significa que eu não sabia ou que eu fui surpreendido pelo pecado deles, e nem que minha tristeza não seja legítima.
Além do mais, vemos Deus aparentemente mudar Seus planos devido a resposta de Seu povo.
Gênesis 6:6; Êxodo 32:14; 1 Samuel 15:10,35; Jeremias 3:6; Jeremias 3:19-20; Jeremias 7:31; Jeremias 19:5; Jeremias 26:19; Jeremias 32:35; Ezequiel 12:1–3; Ezequiel 33:13-15; Jonas 1:2; 3:2; 4:2; Amós 7:1–6.
2. Deus Se arrepende/desiste de Seus planos declarados
Quando Deus algumas vezes "Se arrepende" de ter feito algo, Ele diz ter feito isso baseado nas ações ou inações das pessoas. Algumas vezes Deus ouve as orações intercessoras de alguém e então "Se arrepende" do julgamento que estava trazendo ou por trazer. Outras vezes, devido à infidelidade deles, Deus traz julgamento. Mas isto não significa que Deus por capricho. Ele está agindo de forma apropriada, em relação à estrutura de nosso tempo. Se Ele age de acordo com o resultado final, os passos necessários para conseguir esse resultado (isto é, o pronunciamento de Deus do julgamento para os seus pecados) seriam evitados e o resultado não ocorreria. Lembre-se, Deus usa pessoas, circunstâncias, e o tempo para realizar Sua vontade. Em Jeremias 18:8 Deus diz, "e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe".
Deuteronômio 9:13-14; Deuteronômio 9:18-20; 2 Reis 20:1-6; 1 Samuel 2:29-30; 1 Crônicas 21:15
3. Declarações Condicionais
Quando Deus declara que "Se você fizer isto, então, isto acontecerá; se você fizer aquilo, então, aquilo acontecerá", não significa que Deus seja ignorante do futuro. Significa que Deus está revelando os resultados do que irá acontecer como um resultado de várias escolhas. Este conhecimento absoluto de Deus é possível porque Deus conhece todas as coisas, incluindo o futuro e todas as suas opções. Por contraste, isto não é possível com o deus do open theism, porque o deus dele não conhece as escolhas que serão feitas, de forma que ele não pode dizer com certeza o que irá ou não acontecer.
Êxodo 4:9; Êxodo 13:17; Jeremias 26:3; Jeremias 38:17–18, 20
4. Testando/Descobrindo Declarações:Deus rotineiramente testa as pessoas, não para que Deus possa aprender o que eles realmente farão, visto que Deus sabe todas as coisas (1 João 3:20). Ao invés disso, é para o fortalecimento e a purificação da fé do povo de Deus, para que eles possam aprender e crescer através do teste. Além do mais, Deus lhes fala em termos de descoberta, para que eles possam ouvir e saber que Deus "agora os usará" de acordo com o Seu propósito.
Os versos que demonstram testes estão também relacionados com as expressões artropomórficas de Deus, onde Deus fala em termos humanos, de forma humana, à medida que Ele Se revela às e através das pessoas.
Gênesis 22:12; Êxodo 16:4; Deuteronômio 8:2; Juízes 2:22
5. Expressões InterrogativasEstas expressões não exigem ignorância de Deus, visto que Deus freqüentemente faz perguntas as quais Ele já sabe a resposta. Por exemplo, Jesus perguntou quem os judeus procuravam, em João 18:3-5, quando o texto claramente declara que Jesus sabia todas as coisas.
Números 14:11; 1 Reis 22:20; Oséias 8:5; Joel 2:13-14;
6. Outras
Isaías 5:3-7 - parábola e um cântico onde Deus esperava uvas boas e a vinha produziu uvas bravas.
Tradução livre: Felipe
Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 04 de julho de 2004.
Este site da web é uma realização
de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para
salvação de todo aquele que crê.
Estamos às ordens para comentários e sugestões.
Recomendamos os sites abaixo:
Academia Calvínia/Arquivo
Spurgeon/ Arthur
Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma /
Thirdmill
Editora Cultura Cristã
/Edirora Fiel /
Editora Os Puritanos
/ Editora PES /
Editora Vida Nova