Tsunami e Arrependimento

por

John Piper

Dos púlpitos aos noticiários, do New York Times ao Wall Street Journal , a mensagem do tsunami foi perdida. É uma dupla tristeza quando vidas são perdidas e lições não são aprendidas. Toda calamidade mortal é um chamado misericordioso de Deus para os vivos se arrependerem. “ Chorai com os que choram ”, a Bíblia diz. Sim, mas choremos também pela nossa própria rebelião contra o Deus vivo. Lição um: chorai pelos mortos. Lição dois: chorai por vós mesmos.

Toda calamidade mortal é um chamado misericordioso de Deus para os vivos se arrependerem. Esta foi a impressionante declaração de Jesus àqueles que lhe trouxeram notícias de calamidade. A torre de Siloé caiu, e 18 pessoas foram esmagadas. ‘E o que dizer sobre isso, Jesus?’ eles perguntaram. Ele respondeu, “ Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis ” (Lucas 13:4-5).

O propósito de toda calamidade mortal é este: Arrepender-se. Que os nossos corações sejam quebrados por Deus significar tão pouco para nós. Chorem por Ele ser o açoitador e quem deva ser culpado pela dor, mas não adorado por prazer. Lamentem por Ele ser manchete somente quando o homem zomba do Seu poder, e não por dez mil dias de ira contida. Rasguemos os nossos corações, que amamos mais a vida do que amamos a Jesus Cristo. Atiremo-nos na misericórdia do nosso Criador. Ele a oferece através da morte e ressurreição do Seu Filho.

Esta é a ênfase de todo prazer e toda dor. O prazer diz: “Deus é assim, só que melhor; não faça de mim um ídolo. Eu somente indico”. A dor diz: “O que o pecado merece é isso, só que pior; não se ofenda comigo. Eu sou uma advertência de misericórdia”.

Mas os banhistas de topless em meio às conseqüências em Phuket, Tailândia, não entenderam a mensagem. Nem o homem que escapou por um milagre da onda poderosa com a ajuda de um “trepa-trepa” e um telhado de palmeira . Ele concluiu, “Eu fui deixado com um imenso respeito pelo poder da natureza”. Ele não captou a mensagem. O ponto é: reverência para com o Criador, não respeito pela criação.

Escrevendo para o New York Times, David Brooks com razão desdenhou da celebração ao poder da natureza: “Quando Thoreau [celebra] a imensidão selvagem da natureza, esta semana, ele soa como um garoto que viu um filme de guerra e pensa que experimentou a glória do combate”. Mas Brooks parece não ver nenhuma mensagem na calamidade: “Este é um momento para sentir profunda tristeza, pelos mortos e por aqueles de nós que não têm nenhuma explicação”.

David Hart, escrevendo para o Wall Street Journal, segue Brooks e pronuncia: “Nenhum cristão tem permissão para expressar odiosas banalidades sobre os conselhos inescrutáveis de Deus ou sugestões blasfemas de que isto serve misteriosamente para bons propósitos de Deus”.

Estas respostas são previstas na Escritura: “ Os vossos jovens matei à espada... contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor ” (Amós 4:10). “ E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória ” (Apolicapse 16:9).

Contrário ao pronunciamento de Hart, as Escrituras deveras nos autorizam a falar dos “conselhos inescrutáveis” de Deus e como Ele opera em todas as coisas para misteriosos propósitos bons. Chamar isto de banal e blasfemo é como um pássaro chamar de mal o vento sob sua asa.

Jesus disse que o menor evento na natureza está debaixo do controle de Deus. “ Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai ” (Mateus 10:29). Ele disse isto para dar esperança àqueles que seriam assassinados por causa do Seu nome.

Ele mesmo andou sobre o mar e parou as ondas com uma simples palavra (Marcos 4:39). Mesmo se a Natureza ou Satanás tivesse desencadeado o maremoto mortal, uma palavra de Jesus o teria parado. Ele não falou. Isto significa que há um desígnio neste sofrimento. E todos os Seus desígnios são sábios, justos e bons.

Um dos Seus desígnios é o meu arrependimento. Portanto, eu não colocarei Deus à prova. Este é o meu lugar. E é somente por causa de Cristo que as ondas que um dia me carregarem, trazer-me-ão, a salvo, para o Seu lado. Venha. Arrependimento é um bom lugar para se estar. Dos púlpitos aos noticiários, do New York Times ao Wall Street Journal , a mensagem do tsunami foi perdida. É uma dupla tristeza quando vidas são perdidas e lições não são aprendidas. Toda calamidade mortal é um chamado misericordioso de Deus para os vivos se arrependerem. “ Chorai com os que choram ”, a Bíblia diz. Sim, mas choremos também pela nossa própria rebelião contra o Deus vivo. Lição um: chorai pelos mortos. Lição dois: chorai por vós mesmos.

Toda calamidade moral é um chamado misericordioso de Deus para os vivos se arrependerem. Esta foi a impressionante declaração de Jesus àqueles que lhe trouxeram notícias de calamidade. A torre de Siloé caiu, e 18 pessoas foram esmagadas. ‘E o que dizer sobre isso, Jesus?’ eles perguntaram. Ele respondeu, “ Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis ” (Lucas 13:4-5).

O propósito de toda calamidade mortal é este: Arrepender-se. Que os nossos corações sejam quebrados por Deus significar tão pouco para nós. Chorem por Ele ser o açoitador e quem deva ser culpado pela dor, mas não adorado por prazer. Lamentem por Ele ser manchete somente quando o homem zomba do Seu poder, e não por dez mil dias de ira contida. Rasguemos os nossos corações, que amamos mais a vida do que amamos a Jesus Cristo. Atiremo-nos na misericórdia do nosso Criador. Ele a oferece através da morte e ressurreição do Seu Filho.

Esta é a ênfase de todo prazer e toda dor. O prazer diz: “Deus é assim, só que melhor; não faça de mim um ídolo. Eu somente indico”. A dor diz: “O que o pecado merece é isso, só que pior; não se ofenda comigo. Eu sou uma advertência de misericórdia”.

Mas os banhistas de topless em meio às conseqüências em Phuket, Tailândia, não entenderam a mensagem. Nem o homem que escapou por um milagre da onda poderosa com a ajuda de um “trepa-trepa” e um telhado de palmeira . Ele concluiu, “Eu fui deixado com um imenso respeito pelo poder da natureza”. Ele não captou a mensagem. O ponto é: reverência para com o Criador, não respeito pela criação.

Escrevendo para o New York Times, David Brooks com razão desdenhou da celebração ao poder da natureza: “Quando Thoreau [celebra] a imensidão selvagem da natureza, esta semana, ele soa como um garoto que viu um filme de guerra e pensa que experimentou a glória do combate”. Mas Brooks parece não ver nenhuma mensagem na calamidade: “Este é um momento para sentir profunda tristeza, pelos mortos e por aqueles de nós que não têm nenhuma explicação”.

David Hart, escrevendo para o Wall Street Journal, segue Brooks e pronuncia: “Nenhum cristão tem permissão para expressar odiosas banalidades sobre os conselhos inescrutáveis de Deus ou sugestões blasfemas de que isto serve misteriosamente para bons propósitos de Deus”.

Estas respostas são previstas na Escritura: “ Os vossos jovens matei à espada... contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor ” (Amós 4:10). “ E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória ” (Apolicapse 16:9).

Contrário ao pronunciamento de Hart, as Escrituras deveras nos autorizam a falar dos “conselhos inescrutáveis” de Deus e como Ele opera em todas as coisas para misteriosos propósitos bons. Chamar isto de banal e blasfemo é como um pássaro chamar de mal o vento sob sua asa.

Jesus disse que o menor evento na natureza está debaixo do controle de Deus. “ Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai ” (Mateus 10:29). Ele disse isto para dar esperança àqueles que seriam assassinados por causa do Seu nome.

Ele mesmo andou sobre o mar e parou as ondas com uma simples palavra (Marcos 4:39). Mesmo se a Natureza ou Satanás tivesse desencadeado o maremoto mortal, uma palavra de Jesus o teria parado. Ele não falou. Isto significa que há um desígnio neste sofrimento. E todos os Seus desígnios são sábios, justos e bons.

Um dos Seus desígnios é o meu arrependimento. Portanto, eu não colocarei Deus à prova. Este é o meu lugar. E é somente por causa de Cristo que as ondas que um dia me carregarem, trazer-me-ão, a salvo, para o Seu lado. Venha. Arrependimento é um bom lugar para se estar.

Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto Cuiabá-MT, 07/01/2005.



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