A “Oferta Sincera” do Evangelho, Parte 2

por

Vincent Cheung

 

[Continuação]

Segue-se que, quando pregando o evangelho, não deveríamos dizer aos nossos ouvintes que Deus ama a todos eles igualmente ou no mesmo sentido, nem deveríamos hesitar em declarar que Deus ama somente os eleitos e deseja (e portanto, decretou) sua salvação, e que Ele odeia os réprobos e deseja (e portanto, decretou) sua condenação (Romanos 9:13).

Agora, deixe-me sumarizar o entendimento e a atitude bíblica para com o evangelismo.

Somos obrigamos a pregar indiscriminadamente o evangelho a todos os homens por pelo menos três razões: 1. Deus nos manda pregar o evangelho a todas as pessoas, 2. Não sabemos e não deveríamos tentar descobrir de antemão quem são os eleitos e quem são os réprobos, e 3. O propósito da pregação do evangelho não é somente chamar os eleitos, mas também endurecer os réprobos.

É certo e apropriado anunciar que Deus deseja salvar somente os eleitos e escolheu somente eles para salvação, e que Ele concederá fé somente a eles, de forma que somente eles podem crer. E é certo e apropriado anunciar que Deus deseja condenar os réprobos e os escolheu para condenação, e que Ele não reterá somente a fé deles [N.T.: no sentido de não lhes conceder a fé, posto que a fé é um dom soberano de Deus], mas que Ele também ativamente endurecerá suas mentes contra o evangelho, fazendo impossível para eles o crer no evangelho.

Assim como não devemos e nem podemos descobrir de antemão quem são os eleitos e quem são os réprobos, nem devem nossos ouvintes tentar determinar por si mesmos se eles estão entre os eleitos ou entre os réprobos, e então, fazer disto a base se eles devem clamar a Deus por salvação. Em outras palavras, ao ouvir o evangelho, ninguém deve dizer para si mesmo, “Deus salva somente os eleitos, e eu provavelmente estou entre os réprobos de qualquer jeito, assim, eu não devo nem mesmo tentar buscar a Deus para salvação”. Agora, alguém que com teimosia pensa desta forma, mesmo quando confrontado com uma clara explanação do evangelho da graça soberana, pode ser realmente um dos réprobos, e Deus escolheu confirmar esta pessoa em sua condenação por meio desta persistente decepção .

Ao invés de camuflar ou representar injustamente o decreto eterno de Deus aos nossos ouvintes, quando pregando o evangelho, deveríamos explicar-lhes as verdades que têm relevância imediata com respeito ao pecado e a graça, e com respeito à eleição e a reprovação. Mas mais do que isto, deveríamos apresentar-lhes o inteiro sistema de doutrinas bíblicas, tão claramente e compreensivamente como podemos manejar e como o tempo permitir (Atos 17:23-31; Mateus 28:19-20; Lucas 14:27-33). Então, devemos admoestar nossos ouvintes para sinceramente e fervorosamente buscar a Deus para salvação, através de Cristo, pelos meios de graça, tais como oração, ouvir sermões, e a leitura da Bíblia.

Visto que seria impossível sinceramente buscar ou clamar a Deus, a menos que Seu poder já esteja operando dentro do coração de uma pessoa, aqueles que deveras obedecem e invocam a Deus sinceramente para lhes salvar através de Cristo, certamente estão entre os eleitos, em quem Deus já começou Sua obra soberana de conversão. Mas aqueles que insinceramente ou superficialmente obedecem, e aqueles que após um pouco de tempo apostatam, ou aqueles que rejeitam obedecer de qualquer forma, estão entre os não-eleitos, cujas mentes Deus endureceu ainda mais pela pregação do evangelho (2 Coríntios 2:15-16; 2 Tessalonicenses 1:8).

Portanto, ao rejeitar a assim-chamada “oferta sincera” do evangelho, a pregação do evangelho não é nem diminuída nem tornada estreita e seletiva. Pelo contrário, o acima exposto é uma aplicação consistente e necessária dos ensinos explícitos e implícitos da Escritura com respeito à soberania de Deus, à eleição e reprovação, e à pregação do evangelho. É uma visão bíblica e coerente que valoriza a pregação do evangelho, e deveras a propagação do inteiro sistema de doutrinas bíblicas, a todos os homens em todo lugar. Além do mais, ela reconhece o que a Escritura explicitamente ensina sobre o propósito e o efeito da pregação indiscriminada do evangelho, isto é, chamar os eleitos e endurecer os réprobos.



[Leia a parte I]


LEITURA RECOMENDADA:

Vincent Cheung, Presuppositional Confrontations , chapter 2.

Vincent Cheung, Commentary on Ephesians

Vincent Cheung, Systematic Theology

Vincent Cheung, Ultimate Questions
(See www.rmiweb.org )

Herman Hoeksema, The Clark-Van Til Controversy
(See www.trinityfoundation.org )

David Engelsma, Hyper-Calvinism and the Call of the Gospel

David Engelsma, Common Grace Revisited

Herman Hoeksema and Henry Danhof, Sin and Grace
(See www.rfpa.org )

Solomon Stoddard, A Guide to Christ

Thomas Watson, Heaven Taken by Storm

William C. Nichols, The Narrow Way

William C. Nichols, Seeking God

Jonathan Edwards, The Manner in Which the Salvation of the Soul is to be Sought

David Engelsma, Is Denial of the “Well-Meant Offer” Hyper-Calvinism?

David Engelsma, He Shines in All That's Fair

Herman Hanko, Is the Denial of the “Well-meant Offer" of the Gospel "Hyper-Calvinism”?



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 06 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova