Salmos Imprecatórios, Parte 2

por

Vincent Cheung



A justa retribuição é uma das glórias do caráter divino. Se é justo que Deus deseje exercitá-la, então não pode ser errado que o Seu povo deseje que Ele a exercite. Pode ser objetado que, embora Ele reivindique a retribuição para Si mesmo, Ele a proíbe para eles, e que Ele tem, através disso, proibido toda satisfação nela da parte deles. O fato é verdadeiro; a inferência não procede. Considerando que a retribuição infligida por uma criatura é proibida, o desejo por sua inflição por uma criatura, ou o prazer nela, é também proibido; mas considerando que ela é justamente infligida por Deus, ela deve ser correta nEle, e deve, portanto, ser, quando em Suas mãos, um assunto apropriado de satisfação para o piedoso.

Robert L. Dabney, Discussions Evangelical and Theological
(London: Banner of Truth, 1967), 1:709-10,
citado por James E. Adams em War Psalms of the Prince of Peace
(Presbyterian and Reformed Publishing Company, 1991), p. 47-48.

 

O reino de Deus não pode vir sem o reino de Satanás ser destruído. A vontade de Deus não pode ser feita na terra sem a destruição do mal. O mal não pode ser destruído sem a destruição dos homens que estão permanentemente identificados com ele. Ao invés de ser influenciado pelo sentimentalismo fraco do presente dia, o povo cristão deve perceber que a glória de Deus demanda a destruição do mal. Ao invés de ser insistente nos supostos, mas realmente não existentes, direitos dos homens, eles devem focar sua atenção nos direitos de Deus. Ao invés de se envergonhar dos Salmos Imprecatórios, e tentar fazer apologia deles e justificá-los, o povo cristão deve se gloriar neles e não hesitar em usá-los nos exercícios públicos e privados da adoração a Deus.

Johannes G. Vos,
The Ethical Problem of the Imprecatory Psalms
Westminster Theological Journal
citado por James E. Adams emWar Psalms of the Prince of Peace
(Presbyterian and Reformed Publishing Company, 1991), p. 50.

 

Embora os salmos imprecatórios se apliquem aos seus próprios contextos históricos, sua função real e mais alta é messiânica — eles são as próprias palavras de Cristo, e algumas das quais são repetidas de uma maneira exata por Ele nos Evangelhos. Que ninguém diga, então, que Davi de certo modo não teve uma revelação completa, ou que aqueles salmos tiveram aplicações únicas que não são mais relevantes hoje. Estas são apenas escusas pobres de se envergonhar das próprias palavras de Deus; elas expõem ignorância da Escritura e fraqueza no caráter de uma pessoa. Como Jesus diz, “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de Seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38). Se você se envergonhar dos salmos imprecatórios, então Cristo se envergonhará de você, e assim eu também.

Ou, talvez você nunca tenha sequer imaginado que pudesse haver usos legítimos para os salmos imprecatórios. Mas isto é sua falta também. Você precisa parar de pensar como os incrédulos pensam, e parar de imaginar à partir de sua mente não regenerada o que a Escritura deve dizer. Ao invés disso, esforce-se para descobrir o que a Escritura realmente ensina sobre os salmos imprecatórios, e seus usos apropriados.

 

[Leia a parte I]


Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 25 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova