Pós-Milenismo

por

Loraine Boettner, D.D.a

 


Capítulo 7 - O Milênio não é um Estado Perfeito ou Sem Pecado



Parece haver uma impressão geral que, quando falamos de um Milênio, entendemos um período quando o mundo será sem pecado ou praticamente assim. Nós cremos que um tempo está chegando, quando as pessoas do mundo em geral serão cristãs, um tempo quando Satanás não mais será capaz de “enganar as nações” (Apocalipse 20:3). Mas, nós não cremos que o Reino neste mundo, até mesmo em sua plenitude e poder milenar, será um estado perfeito ou sem pecado. Nem nós cremos que cada uma das pessoas se tornará um cristão. Todavia, não é incomum encontrar escritores pré-milenistas e amilenistas inferindo ou declarando que tais são os dogmas do Pós-Milenismo, e usando tais termos como “perfeição ideal”, “um mundo perfeito”, “converter cada indivíduo”, e “perfeição sem pecado”, para descrever a posição Pós-Milenial. Nenhum Pós-Milenista representativo ensina essas coisas. Certamente tais não eram os ensinamentos de Hodge, Dabney, Shedd, Strong, Snowden ou Warfield. Nem este é o ensinamento das Escrituras.

A perfeição sem pecado pertence somente à vida celestial. Enquanto a pessoa permanecer neste mundo, até mesmo o cristão que é verdadeiramente nascido de novo, remanescentes da velha natureza ainda estão aderidos a ele, e ele caí, vítima de certa forma de tais coisas como desejos, inveja, ciúme, impaciência, etc. Todos nós temos ocasiões para dizer com Paulo: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Romanos 7:19). Santificação é um processo que não se completa até a morte. Enquanto o presente mundo continuar, todos aqueles nascidos nele, são nascidos membros de uma raça caída e pecaminosa. Eles podem ser trazidos a um estado de salvífico conhecimento de Deus e serem dirigidos a uma vida justa, somente através da regeneração e do poder santificador do Espírito Santo. Alguns experimentam a regeneração na infância prematura, outros na meia ou na velha idade, e alguns nunca a experimentam de maneira alguma. Sempre permanecerão problemas para irritar os santos. Em um ambiente cristão, as tentações tornam-se muito mais limitadas em abrangência e intensidade, mas elas nunca são completamente eliminadas. O trigo e o joio continuam a crescer juntos até a colheita, que é o fim do mundo.

Que tremenda diferença haveria neste mundo se os cidadãos comuns da sociedade fossem cristãos, e se os padrões Cristãos fossem geralmente aceitos como regra em nossa vida social, econômica, educacional e política! O progresso seria incrivelmente mais rápido e permanente, pobreza e doença seriam largamente eliminadas, rivalidade econômica e política serão reduzidas ao mínimo, e as realizações de uma prolongada era de paz seriam preservadas em vez de serem destruídas por guerras periódicas, como tem sido freqüentemente o caso até o tempo presente.

O Milênio é, na realidade, simplesmente o completo desenvolvimento do Reino da graça como se viesse à fruição neste mundo. Este Reino começa muito pequeno, mas cresce e finalmente domina toda a terra.

Em algumas profecias do Velho Testamento, o futuro Reino de Deus é descrito sob o simbolismo de uma montanha. Nisto, temos apresentado diante de nós, o triunfo da agora existente Igreja, como ela se tornou proeminente e influente em todas as fases da vida humana. Não são necessárias novas armas para conquistar o mundo, nem há necessidade de qualquer mudança de dispensações. Diz David Brown: “A Igreja é agora mesmo tudo o que ela necessita ser. Ela é completa em sua viva e sempre presente Cabeça, tendo 'todo poder no céu e na terra' ao comando dela, e recebendo-o também nos períodos destinados, quando o 'tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado chegar' ” (O Segundo Advento, p. 342).

Snowden expressa sua idéia do que é o Milênio nas seguintes palavras: “O mundo ainda está jovem. A humanidade está em sua infância. Os séculos expandem-se diante dela em vastas extensões. Há diante dela, um prospecto de esperança e esplêndido oportunismo. O futuro é atrativo como a luz da manhã.....A verdade será tomada do andaime, e o incorreto conduzido do trono. Mais e mais, Aquele que é justo irá reinar e a vontade de Deus será feita na terra como no céu. Isto será o Milênio. As visões dos profetas hebreus do reino Messiânico serão realizadas em seu verdadeiro e glorioso significado espiritual.......À medida que nos preparamos para o trabalho da vida, podemos olhar adiante no tempo, quando no sentido exato os reinos deste mundo se tornarão o reino de Cristo, e Ele reinará para sempre e sempre, Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (A Vinda do Senhor, p. 275).

Com o que, então, o Milênio será parecido? Em Atos 9:31 lemos que depois que o sanguinário perseguidor, Saulo de Tarso, foi transformado em um generoso cristão, “As igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. Tal descanso e suas bênçãos conseqüentes serão uma das principais características do Milênio. Até o presente tempo, temos tido tal descanso somente dentro de limitados círculos e sobre pequenos períodos de tempo. Mas, durante o Milênio, tal estado existirá por toda a Igreja e sobre todo o mundo. “Qual, então, é a diferença entre o presente estado e o estado milenar?”, pergunta David Brown. “Somente a diferença”, ele responde, “entre arrebatar mais tições do fogo do que agora - entre um menor e um número muito maior de pessoas convertidas e santas. Isto é tudo” (p. 393).

Não haverá nenhuma diferença em princípio entre o ensino e pregação do Evangelho de então e agora. A diferença existirá na extensão em que ele se tornará eficaz nas vidas das pessoas. Assim como o Cristianismo é agora triunfante em alguns grupos familiares e comunidades locais, assim será então sobre todo o mundo. O Milênio, então, não significa um estado totalmente novo e diferente de coisas nesta terra, mas antes a eliminação da grande maioria das más influências que ainda são tão proeminentes por toda parte do mundo, e um correspondente elevo do tom moral e espiritual nas vidas das pessoas. Dessa forma, figurativamente, o lobo e o cordeiro deitarão juntos, — coisas anteriormente antagônicas e odiosas de um para o outro, funcionarão juntas em um propósito harmonioso. O deserto florescerá como a rosa -— literalmente, à medida que as condições políticas e científicas conduzam ao desenvolvimento de recursos naturais e condições geralmente prósperas sobre o mundo, e figurativamente, à medida que as condições morais e espirituais forem aprimoradas. Pobreza e ignorância serão largamente eliminadas. Saúde e educação serão a regra geral, e a riqueza será vastamente mais abundante e largamente mais distribuída. Em geral, então, o Milênio não envolverá qualquer mudança na natureza do Cristianismo, mas somente em sua extensão mais ampla. Não haverá elementos nele que agora não existam em uma pequena escala. Então, será dito: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Nas palavras de David Brown:

“Quando o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu, forem dados ao povo dos santos do Altíssimo; quando o domínio de Cristo for de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra; quando todos os homens forem abençoados nEle, e todas as nações Lhe chamarem bem-aventurado; quando eles usarem suas espadas no arado e suas lanças na podadeira — quando nação não levantar espada contra nação, e ninguém tiver mais conhecimento de guerra — então, certamente, toda a terra estará em descanso e tranqüilidade, salvas nas infatigáveis atividades de benfeitorias. Mas até mesmo então, visto que a carne lutar com o espírito, e o espírito contra a carne, tal salvação, em cada caso, será um triunfo da graça sobre a natureza, tanto como o é agora” (p. 397).

 


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 20 de Novembro de 2002.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova