A Única Coisa Necessária (1)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


Uma exposição completa de nossa passagem deveria explicar como ela se encaixa nas preocupações mais amplas do Evangelho, notando os motivos lucanos de audiência, serviço, hospitalidade, jornada e assim por diante. [1] Para o nosso modesto propósito, contudo, um breve e limitado tratamento será suficiente.

Embora o episódio comece com “Jesus e os seus discípulos” viajando juntos, ele imediatamente limita seu foco sobre Jesus. [2] Então, pelo resto dessa unidade narrativa, lemos somente sobre sua relação para com Marta e Maria, e talvez também um pouco sobre a relação entre essas irmãs (v. 40), enquanto os discípulos ficam em segundo plano.

Lucas não identifica o “povoado”, mas ele menciona que Marta e Maria tinham sua “casa” ali. João também menciona essas irmãs, e ali ele escreve que elas viviam em Betânia (João 11:1), aproximadamente duas milhas de Jerusalém (João 11:18).

O verso diz que “certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa”. Marta parece ser aquela que toma a iniciativa nas narrativas bíblicas (v. 38; também João 11:20), que é responsável pelos serviços da casa, e que é mais socialmente ativa e agressiva. Provavelmente por essa razão, é freqüentemente assumido que ela é a irmã mais velha,

Maria, por outro lado, parece mais passiva (v. 39; João 11:20, 28-29), mas, todavia, pensativa e apaixonada (João 12:3). De fato, ela parece mais espiritualmente avançada do que alguns dos outros em sua compreensão da significância de Cristo e da forma como Ele deve ser tratado (veja João 12:1-8)


NOTAS:

[1] Joel B. Green, The Gospel of Luke (William B. Eerdmans Publishing Company, 1997), p. 433.

[2] Ainda que possível, contrário a uma interpretação, não é provável que os discípulos tenham deixado temporariamente Jesus no momento em que Ele chegou ao povoado.


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[Leia a Parte 9]
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Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 12 de Agosto de 2005.


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