A Única Coisa Necessária (7)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


O problema existe numa forma diferente mesmo naquelas partes do mundo nas quais as mulheres têm sido “liberadas”. Naquelas partes do mundo, é assumido que as mulheres têm o direito de se tornarem discípulas de Cristo não por causa dos ensinamentos da Escritura, mas porque esse direito tem sido “dado” pela sociedade, assim como ele é impedido por outras culturas. Em nenhum dos casos a posição para com o discipulado feminino foi ditado pela revelação divina.

Por um lado, o direito das mulheres de se tornaram discípulas é impedido por supressão; por outro lado, o direito das mulheres de se tornarem discípulas é concedido por insurreição, até mesmo contra os próprios papéis atribuídos a elas pela Escritura, de forma que elas querem “ouvir”, mas não “fazer”. Embora seja correto e necessário desafiar as expectativas sociais que nos impedem de seguir os ensinamentos de Cristo, é auto-destruidor desafiar também a palavra de Deus para conseguir o direito de ouvir a palavra de Deus.

O direito das mulheres se tornarem discípulas de Cristo e de se beneficiarem de todos os programas de ensino que a Igreja tem para oferecer vem da declaração do próprio Cristo de que isso “não será tirado” delas. Assim como devemos desconsiderar a proibição da sociedade contra algo que a Escritura ordena, não precisamos da permissão da sociedade para realizar o que a Escritura demanda. Portanto, não há conflito entre conceder à mulher pleno acesso a todo treinamento bíblico e doutrinário disponível aos homens, enquanto que ao mesmo tempo reforçar o que a Escritura ensina com respeito aos seus papéis no lar e na igreja.

Como declarado, a passagem usa uma discípula para estabelecer um ponto — ela não apenas estabelece um ponto sobre o discipulado feminino. Esse “ponto” é que Cristo chama todos os eleitos a se tornarem Seus discípulos, a aprenderem e seguirem os Seus mandamentos, e que o papel de uma pessoa como um discípulo é mais importante do que todos os seus outros papéis na família e sociedade. E isso é o porquê um discipulado de Cristo freqüentemente inclui desafio às expectativas e restrições sociais. Seria um engano aplicar isso somente às mulheres, mas devemos ver que os plenos direitos e deveres do discipulado se aplicam também aos analfabetos, aos leigos e até mesmo às crianças. Eles também devem “ouvir e obedecer”, e não apenas “obedecer”.

 

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Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 18 de Agosto de 2005.


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