A Única Coisa Necessária (6)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


Muitas exposições da nossa passagem falham em notar seu contexto redentivo-histórico. Por outro lado, seria errado pensar que o grande propósito dessa passagem nos proíba de derivar dela algumas lições mais limitadas. De fato, são essas implicações específicas e práticas que nos ensinam a como diariamente agir como discípulos de Cristo nesse mundo, e assim cumprir a preocupação mais ampla dessa passagem. Uma abordagem correta, portanto, guardaria ambas as coisas em mente.

Cristo chama Seus eleitos para se tornarem Seus discípulos, e isso significa a mesma coisa em nossos dias como nos dias de Maria — devemos ouvir e obedecer aos ensinos de Cristo, e edificar nossas vidas sobre a Sua palavra. Tornar-se um discípulo significa dar ao nosso Mestre e Senhor a prioridade em nossas vidas. Para nós, tornar-se atencioso aos ensinos de Cristo implica que não podemos ser igualmente atenciosos a outras coisas ao mesmo tempo. Em outras palavras, se nossas agendas e atividades permanecem as mesmas de antes, então não há sinal de que somos Seus discípulos de forma alguma.

Então, ser Seus discípulos freqüentemente requer de nós desprezar as expectativas de outros e as funções que eles atribuem a nós. De fato, nossa passagem usa um exemplo feminino para estabelecer um ponto, e assim fazendo, ela está estabelecendo um ponto sobre o discipulado feminino. Não importa o que a sociedade ou até mesmo a Escritura atribua às mulheres, nossa passam declara para sempre que o primeiro direito e dever das mulheres é ser discípula de Cristo — isto é, aprender segundo Cristo.

Algumas pessoas podem pensar que esse não é mais o caso, pelo menos em algumas partes do mundo, mas em muitas igrejas até mesmo hoje, enquanto o discipulado significa “ouvir e fazer” para os homens, ele significa apenas “fazer” para as mulheres. Algumas vezes, essa não é a política que tem sido deliberadamente adotada, mas simplesmente assumida. Mas em outras, ela é uma filosofia que tem sido conscientemente adotada por causa do pensamento não-regenerado ou de uma teologia defeituosa.

 

Baixe a série num só arquivo PDF. Clique aqui.

[Leia a Parte 1]
[Leia a Parte 2]
[Leia a Parte 3]
[Leia a Parte 4]
[Leia a Parte 5]

[Leia a Parte 6]
[Leia a Parte 7]
[Leia a Parte 8]
[Leia a Parte 9]
[Leia a Parte 10]



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 17 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova