A Única Coisa Necessária (3)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


Marta, por sua vez, estava tão distraída com todas as providências para receber dignamente seu convidado, que falha em prestar atenção aos ensinos dEle. É óbvio que seu comportamento não está completamente equivocado. Por ser mulher e a anfitriã, ela agia conforme a conveniência e expectativa social. Todavia, alguém se tornar verdadeiro discípulo de Cristo — ouvir e obedecer a Seus ensinamentos — jamais é socialmente adequado ou esperado, sem levar em conta a distinção sexual, fosse naqueles dias ou nos atuais. A conversão sempre implicará desafio aos padrões e às expectativas do mundo.

Por fim, Marta extravasa sua frustração, não diretamente contra Maria, mas em Jesus: “Senhor, não Te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize a ela que me ajude!”. Ela poderia ter dito: “Senhor, quero ser boa anfitriã e dar a Ti e a Teus discípulos uma calorosa recepção; sei que é normal esperar de mim tudo o que faço agora. Entretanto, em vez de ajudar-me, minha irmã Maria está sentada a Teus pés, ouvindo Teus ensinamentos. Ela deveria ajudar-me, ou eu deveria estar assentada com ela ouvindo-Te?”.

Sem perguntar a Jesus sobre sua preferência — ela presume que Jesus ficaria do seu lado, e se convence de que Ele deveria ficar do seu lado —, Marta se irrita com o fato de Jesus não ter feito nada ainda a respeito da situação. Sua frustração levou-a a julgar erroneamente o comportamento de Maria e também a tolerância do Senhor ao que ela considerava negligência da irmã.


Baixe a série num só arquivo PDF. Clique aqui.

[Leia a Parte 1]
[Leia a Parte 2]
[Leia a Parte 3]
[Leia a Parte 4]
[Leia a Parte 5]

[Leia a Parte 6]
[Leia a Parte 7]
[Leia a Parte 8]
[Leia a Parte 9]
[Leia a Parte 10]



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 14 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova