A Única Coisa Necessária (9)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


Alguns pais pensam que eles serão heróis espirituais se eles tiverem sucesso em ensinar aos seus filhos o Breve Catecismo quando eles tiverem por volta de quatorze ou quinze anos. Eu posso concordar com isso se essas crianças (ou os pais!) tiverem Síndrome de Down ou alguma coisa parecida com isso (mas mesmo assim eu me espantaria); de outra forma, esses pais tem falhado miseravelmente em cumprir o seu dever.

Se a criança pode aprender sobre evolução de seus professores antes delas alcançarem a terceira série; se elas podem entender sobre adultério, sodomia, estupro, assassinato, roubo e perjúrio através da televisão e de video games; e se elas podem adquirir e aplicar os conceitos de coragem, revanche, morte, demônio e o sobrenatural, assumidos em muitos livros de romance para crianças e adolescentes, então certamente elas podem entender muito mais sobre teologia do que a maioria dos pais e ministros acreditam que elas possam.

Dessa forma, muitos pais deixam o mundo doutrinar seus filhos primeiro, começando no jardim de infância, na esperança de que eles deixem tudo de lado quando lhes for ensinado mais tarde as doutrinas e éticas bíblicas, talvez no tempo em que entrarem no segundo grau. Alguns segmentos da Igreja são melhores do que outros nessa área, mas ainda muitos tendem a pensar que teologia é um assunto para “adulto”. Mas o tempo de começar a aprender é o momento quando a criança começa a aprender a linguagem.

Se uma criança pode participar de uma aula de teologia não dividida [com base na idade], então ela deve ser admitida. A igreja deve aceitá-la na classe, ou fazer alguma acomodação especial para ela. Deve ser dada às crianças a chance de se excederem, de lerem livros teológicos e comentários bíblicos, e de fazer perguntas sobre as questões últimas. Alguns de nós têm sido extremamente lentos, mas isso não é razão para impedir aqueles que são normais, e pode haver diversos que são. Nunca meça o potencial de seu filho pelas suas próprias limitações e fracassos.

Dessa perspectiva, eu me oponho a dividir classes em diferentes níveis de acordo com idade e gênero, embora seja apropriado dividi-las com base em níveis (iniciante, intermediário, etc) que não tenham a ver com idade e gênero, de forma que os ensinos não sejam completamente ininteligíveis aos iniciantes, quer crianças, quer adultos. Algumas igrejas, algumas vezes por várias razões legítimas, insistem em dividir seus programas por gênero. Isso é bom, mas não comece ensinando as mulheres a costurar e cozinhar ensine-as teologia e exegese básica primeiro. Faça delas discípulas faça do culto delas a Deus um culto racional, e ajude-as a edificar suas vidas sobre o entendimento bíblico.


Baixe a série num só arquivo PDF. Clique aqui.

[Leia a Parte 1]
[Leia a Parte 2]
[Leia a Parte 3]
[Leia a Parte 4]
[Leia a Parte 5]

[Leia a Parte 6]
[Leia a Parte 7]
[Leia a Parte 8]
[Leia a Parte 9]
[Leia a Parte 10]



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 20 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova