A Única Coisa Necessária (8)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


A maioria dos sermões e comentários sobre essa passagem é cuidadoso em advertir contra se equivocar com as prioridades de Marta e colocar o exemplo de Maria como um digno de imitação. Contudo, um vasto número deles falha em notar que Jesus também serve como um exemplo que é diretamente relevante para muitos cristãos.

É verdade que Jesus é único, e ninguém mais pode ocupar Sua posição exata em qualquer situação. Todavia, muitos de nós desempenham vários papéis em nossas vidas que são análogos ao papel que Jesus desempenha nesse episódio. Isto é, alguns de nós estamos em posição de defender e proteger os direitos espirituais das “Marias” em nossas vidas, e encorajar as “Martas” a imitarem as “Marias”. Pessoas que estão em tais posições incluem ministros, professores, maridos e pais.

Nossa passagem ensina o ministro a reforçar um programa de discipulado que enfatize ouvir e fazer, ao invés de simplesmente fazer, e a pregar um evangelho espiritual que é fundamentado na fé que produz boas obras, antes do que num evangelho meramente social. As igrejas deveriam oferecer aulas de teologia ao invés de lanches e piqueniques. Ou, pelo menos elas deveriam ter lanches e piqueniques com o propósito de pregar e discutir a palavra de Deus.

Aulas sobre teologia e estudos bíblicos devem ser abertas a todos os tipos de indivíduos homens, mulheres, analfabetos, ricos, pobres e crianças de todas as idades. Contrário a suposição de muitos, as crianças que têm apenas três a quatro anos de idade são plenamente capazes de entender os ensinamentos básicos sobre Deus, criação, pecado, salvação, morte, justiça, punição, céu e inferno.

Se não fosse pelos vocabulários teológicos não-familiares, qualquer criança já deveria ter lido algo no nível da Teologia Sistemática de Berkhof na época em que entrassem na primeira série. Os conceitos não são difíceis, mas as palavras levam tempo para aprender. A solução é os pais e ministros ensinarem essas coisas a eles numa linguagem mais simples. Mas em termos de conteúdo, não há necessidade de diluição de forma alguma. [8]


NOTA:

[8] - Veja minha série de palestras “Great Expectations” sobre o potencial das crianças para o desenvolvimento intelectual prematuro, ou como minha posição coloca, seu desenvolvimento intelectual normal.


Baixe a série num só arquivo PDF. Clique aqui.

[Leia a Parte 1]
[Leia a Parte 2]
[Leia a Parte 3]
[Leia a Parte 4]
[Leia a Parte 5]

[Leia a Parte 6]
[Leia a Parte 7]
[Leia a Parte 8]
[Leia a Parte 9]
[Leia a Parte 10]



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 19 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova